Assembleias Gerais da OMPI 2022
As Assembleias Gerais dos Estados Membros da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) decorrem, em Genebra, até ao próximo dia 22 de julho.
No seu discurso de abertura, o Diretor Geral da OMPI, Daren Tang, apelou aos cerca de 900 delegados presentes no evento para “prosseguirem o desígnio de transformar a Propriedade Intelectual num catalisador de criação de emprego, investimento, crescimento de negócios e de desenvolvimento económico”.
“A invasão da Ucrânia. Inflação mundial. Interrupções nas cadeias de fornecimento de alimentos e energia. A situação global continua extremamente desafiadora. Mas, apesar desses desafios, não podemos olhar para trás ou parar nosso trabalho para construir o futuro do ecossistema global de PI.”
Durante a sua alocução, Daren Tang, apresentou o Relatório do desempenho da Organização Mundial no período 2020/2021.
A abertura das Assembleias contou ainda com a presença do Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia, que, em português, afirmou que naquele país, “o génio da criatividade humana é a base essencial para construir um desenvolvimento sustentável”. Sublinhou ainda que “Cabo Verde está comprometido em levar a cabo a agenda para o desenvolvimento da OMPI, de forma a alcançar os atuais apelos à mudança.”
Ao longo dos próximos dias, a agenda das Assembleias distribui-se pelas seguintes temáticas: Órgãos Diretivos e Questões Institucionais; Comités da OMPI e Estrutura Normativa Internacional; Programa, Orçamento e Supervisão; Recursos Humanos; Serviços globais de Propriedade Intelectual; Outras Assembleias e Tratados e outros assuntos, entre os quais a Proposta de Apoio ao Setor da Inovação e Criatividade e ao Sistema de Propriedade Intelectual da Ucrânia.